“BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIA DA COSTA PIRES”
Os primeiros dados da primeira Biblioteca chamava-se Biblioteca do campo Goiás central funcionava na escola Evangélica Barão do Rio Branco 1º livro doado 5/4/ 1954.
Já nos anos 70 com a iniciativa da professora Anerça Marreca, que juntou alguns livros, com uma voluntaria da comunidade, com a ajuda do então prefeito Gerson de Farias que no dia 7/3/1977 fundou a Biblioteca municipal da nossa cidade, com a Lei nº 3/77 de 7/3/1977.
A Biblioteca nesta época funcionava na escola Estadual e 1ª grau Moises Nunes Bandeira com um acervo 820 volumes, sendo na sua maioria didáticos livros em péssimo estado e defasados, foi reinaugurada em 24/3/2000 com a Lei 601/2000 com o nome de Biblioteca Municipal Maria A. Costa Pires, sendo reformada e ampliada em 2009 .
A professora Anerça Marreco dos Santos trabalhou por 33 anos.
Hoje nos sentimos extremamente agradecidos por esta iniciativa pois o valor e da contribuição da nossa Biblioteca para nossa sociedade escolar , e municipal e inúmeras que nos proporciona conhecimento, lazer, cultura e integração social.
Hoje possuímos um acervo aproximadamente de 40 mil livros, uma frequência anual de 5335 de pessoas que utilizam o espaço para pesquisa , leitura prazerosa durante o ano fazemos vários projetos para incentivar a leitura e a escrita convidamos a todos para participar deste espaço.
FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIA DA COSTA PIRES
Professoras e auxiliares :
- Arneça Marreca
- Maria da Costa pires
- Maricelia c. Paulino
- Francisca Francisco
- Ana Oliria Paulino silva
- Eleni Garcez de Mendonça
- Luciene Santana Barbosa
- Maria Abadia Inácio Mota (Salia)
- Maria Helena Rodrigues
- Mara Rosana Castilho
- Maria Abadia ( Neta)
- Dolores Rodrigues
Iani Almeida Rodrigues
Muitas pessoas passaram por esse cantinho de magia e amor ler , ouvir , escrever uma história de vida.