sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ABELHINHA AMIGUINHA DAS FLORES!

Era uma vez um lindo jardim!
Com varias flores coloridas e perfumosas, todos que passavam pela casa admiravam o jardim.
Havia no meio de tantas flores uma em especial que era mais linda e cheirosa de todas, todos os dias uma abelhinha vinha colher o seu pólen  e ficaram amiguinhas viviam alegres naquele jardim.
Nesta casa
vivia um menino  que se chamava Juquinha e era ele que cuidava do jardim ele dizia que era um lindo presente dado por Deus.
Ele acordava cedo para cuidar do jardim, tirava os matinhos, colocava terra e plantava as mudinhas depois  colocava água, falava que era suas amiguinhas.
O Tempo foi passando  e Juquinha foi crescendo, e do seu jardim foi esquecendo, o seu tempo era  para jogar bola assistir TV , vídeo game e ir para casa do seu amigo Pedrinho, sua mãe reclamava, o jardim um dia ele cuidava no outro esquecia até que o mato tomou conta, as florezinhas começaram a morrer , o jardim ficou de dar dó.
Apenas uma resistia, mas estava franca e suas pérolas estavam caindo , ela triste chorava pensando no seu fim ia vendo a outras flores caindo ao chão
.
Ate que um dia  já sem força pediu ajuda a sua amiguinha abelhinha:
_ Socorro amiga abelhinha já não posso mais aquentar!?
Então a abelhinha resolveu que faria algo foi voando até a casa e entrou pela janela.
A mãe de Juquinha tinha acabado de colocar a comida  na mesa e chamou  Juquinha para almoçar.
Juquinha começou a comer, quando uma abelhinha começou a voar perto do seu rosto, sem parar ele começou a toca-lá mais ela não o deixava em paz, ele então reclamou para sua mãe.
Mãe resolveu abrir a porta e tocar a abelhinha para fora, mais ela sempre voltava, para onde o menino estava.
A mãe achou estranho, e disse a  seu filho:
_ Às vezes meu filho os bichinhos quererem nos dizer algo, esta abelhinha, parece estar te chamando, pois ela voava ate a porta e  ate você.
Juquinha resolveu segui-la e para sua surpresa ela foi parar no jardim, foi quando Juquinha percebeu como estava tudo tão feio e seco, ele ajoelhou perto da única flor que havia restado e a segurou entre as mãos, foi quando sua mãe chegou e falou:
Juquinha esta vendo o que acontece quando deixamos de cuidar das nossas coisas, as plantas e os  bichinhos precisam da gente, como você precisa de cuidados, todos fazemos parte da natureza e precisamos um dos outros, cortar, colocar  fogo deixar sem água, pode colocar o nosso mundo em risco.
Juquinha ficou triste, e resolveu que nunca mais ai deixar, de cuidar do seu jardim, fez um plano  de ação chamou todos os seus amigos para salvar o seu jardim, todos vieram, e foi um dia de festa, sua mãe fez ate um bolo com refrigerante.
As nossas amiguinhas ficaram muito felizes!
Juquinha aprendeu uma linda lição! Que todos juntos podemos cuidar da natureza
Texto: Tia Mara. 
  



quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O PAÍS DAS MEIAS

                       O PAÍS  DAS MEIAS
Era uma vez um par de meias que vivam  feliz sempre juntos, onde ia um o outra também ia, elas adoravam brincar , mas o que elas mais gostavam eram de esquentar os pés das pessoas, principalmente os das crianças.
Na casa onde eles moravam tinha um menino que chamava  Luizinho .
Luizinho como toda criança adora escorregar pela casa com suas meias e também andar de meia, quem não gosta?
Luizinho andou  tanto pela casa, que as meias ficaram tão surja que  tiveram que ser lavadas, então a mãe de Luizinho colocou todas as meias  da casa dentro de um saco para lavar e colocou dentro da maquina de lavar para ficar de molho.
Lá ficaram de molha a noite inteira para ficar bem branquinha .
A mãe de Luizinho  no outro dia , lavou e colocou p secar.
Foi ai que começou  a maior confusão,  quando estava lá secando umas das meias notou que a sua irmã não estava, então ficou muito triste, e começou a procurar mas não há achava .
Quando a mãe chegou para recolher as meias vendo que faltava uma jogou a outra dentro de um cesto de roupas velhas .
A meia  agora sem par ficou ainda mais triste e desesperada chorou ainda mais foi quanto ouviu uma voz que vinha lá de dentro que falou :
_ Não chore vou ajudar você amiguinha  era  o cachecol velho que  falava.
_Como  perguntou a meia,dizem que quando uma meia some ninguém mais a acha.
Vou de contar um segredo que poucos sabem existe um País das meias onde o rei  tem muitos  duendes ele que manda os seus duendes sequestrarem as meias dizem que ele tem um pé muito frio e só uma meia poderá aquecer o seu pé , mas até hoje ele não encontrou por isso as meias somem.












_Vou levar você até lá, mas é muito perigoso.
Vamos e assim o cachecol e a meia, foram  por um caminho muito secreto, entraram pela maquina de lavar  depois passaram pelos canos  até chegar em uma porta que parecia um boca de bota velha.
Depois de passar por essa porta viram um lugar muito estranho cheio de casinhas que eram sapatos de todos os tipos e tamanhos.

 Também tinha muita meias andando de um lado para outro todas sem seu par  e  pareciam muito triste.
Andava por lá também uma grande tesoura  que era muito  malvada que se as meias não há obedece-se  seriam cortadas em mil pedacinhos.
Ai, ai ,ai se tenta-se fugir.





O cachecol então pediu para a meia, tomar o maior cuidado  e fazer de conta que também vivia  ali  para ele não suspeitar.
 Foram andando pelo caminho até que encontraram um grande sapato onde morava o rei  tiveram que se esconder dentro de um cesto para poder entrar no sapato castelo do rei .
Chegando  lá viram que a irmãzinha  da meia bem esperando  rei lavar o pé para ser colocada.
Quando  a meia  a viu ficou toda feliz querendo correr para junto da sua irmã,  mas o cachecol  não a deixou pediu  que ela espera-se a hora certa .
O cachecol então teve uma ideia .
Vamos esperar anoitecer  quando todos realmente estiverem dormindo, zás a gente  pega sua irmã e foge daqui.
Mas não seria tão fácil assim, pois a tesoura sempre ficava de guarda, como despistar a tesoura .
Vamos convocar uma reunião secreta com todas as meias,   dentro da bota de cano alto e vamos planejar a grande fuga das meias  e foi feito ao anoitecer quanto as meias iam dormir  todas arrumaram um jeito de  deixar suas camas   prontas para dormi, colocaram seus pijamas, pois a  tesoura sempre passava e espiava pelas janelas p ver se todas estavam dormindo .
E foram uma a uma para  grande bota de cano alto  e lá o cachecol então falou  que amanha  a noite  todas se preparassem para grande fuga  o plano era o seguinte as meias iam fazer uma grande confusão, chamado a atenção da tesoura o cachecol iria se enrolar nela toda, segurando a sua boca afiada e todas as meias  prenderiam   o rei e seus duendes  e salvariam a meia, irmã da meia.
Todas ficaram muito animadas e felizes,  ansiosas para chegar a noite .
Quanto a noite chegou  e foi armada aquela confusão.
A  tesoura louca e afiada queria sair cortando todas as meias e o cachecol então a enfrentou enrolando nela toda que ficou toda amarrada.
Em quanto isso  as outras meias foram salvar a meia que estava no pé do rei que dormia tranquilamente  , amarram o rei e os  duendes  e a meia foi salva.
 Sua irmã ficou muito feliz  então todas foram ajudar o cachecol que  estava  amarrado na  tesoura.  Muitas meias fugiram e outras acostumadas e velhas resolveram ficar no país das meias  o rei e a tesoura e o duendes resolveram fazer um acordo  de não roubar mais as meias e abriram as portas da bota p quem quiser -se sair ou entrar   a nossas amiguinhas  e o cachecol voltaram para sua casa.
  A mãe do Luizinho quando abrir a maquina viu o par de meia  e o cachecol , ficou feliz levou a meia para colocar nos pezinhos do seu filho e também o velho cachecol.
  E assim  acaba nossa história que entrou por sapato e foi parar em um  pé quem, quiser que conte outra.
Quando sua meia sumir agora você já sabe onde ela foi parar no País das meias, será que o rei agora está com o pé quente?


 



  ILUSTRAÇÃO: HUGO MICAEL CASTILHO RIBEIRO,
TIA MARA, ALUNOS DA ESCOLA ZECA DE FARIA.


VAMOS CRIAR UM LIVRINHO DIFERENTE !








CRIAÇÃO: TIA MARA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS!




domingo, 17 de setembro de 2017

A DONA BARATINHA.

 A   DONA BARATINHA.


                   
ERA UMA VEZ, A DONA BARATINHA  QUE VIVIA NUMA LINDA CASINHA .
ELA ERA UM BARATINHA LIMPINHA, QUE ADORA LIMPAR SUA CASA , VARRIA , PASSAVA PANO , TIRAVA O PÓ NADA DE LIXO NO QUINTAL  OU NO CANTINHO DO SOFÁ.
TODAS AS MANHAS ELA ACORDAVA BEM CEDINHO  E TUDO ARRUMAVA, FOI NUM DESTE DIAS QUE ELA ACHOU BEM ESCONDIDINHO DEBAIXO DO SOFÁ , UMA MOEDINHA DE OURO FICOU TODA FELIZ AGORA ESTAVA RICA PODERIA SE CASAR.




ENTÃO FOI ATÉ O ARMAZÉM E COMPROU UM LINDO VESTIDO, UM FITA E COLOCOU NO CABELO.
CHEGANDO EM CASA CORREU PARA JANELA E CANTOU ASSIM QUER  : QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?

APARECEU POR LÁ O PRIMEIRO PRETENDENTE O SEU TOURO 
QUE FOI LOGO DIZENDO :
_EU QUERO ME CASAR  !
_ENTÃO ME DIGA QUAL É SUA VOZ  E  O QUE O SENHOR FAZ?
_  EU FAÇO  MU ,E SOU MUITO VALENTE GOSTO DE DAR CHIFRADA .
AI MEUS DEUS COM VOCÊ É QUE NÃO ME CASO NÃO, SUA VOZ É MUITO FORTE  E ESSE NEGOCIO DE CHIFRADA COMIGO NÃO.

LÁ SE FOI O TOURO TODO TRISTONHO POR TER LEVADO UM FORA
NO OUTRO DIA A DONA BARATINHA LIMPOU A CASA SE ARRUMOU COLOCOU FITA  NO CABELO E FOI PARA A JANELA E CANTOU:
_ QUEM  ,QUER CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA!
APARECEU POR LÁ O SEU GATINHO TODO MANHOSO:
_DIZENDO EU QUERO.
_ENTÃO DIGA LÁ SEU GATO  QUAL É SUA VOZ  E O QUE O SENHOR FAZ?
_ EU ADORO TOMAR UM BOM BANHO DE GATO E TIRAR AQUELA SONECA FAÇO MIAU ,MIAU!
_ COMO O SENHOR É PREGUIÇOSO, VAI FICAR O DIA TODO DORMINDO , NÃO COM O SENHOR TAMBÉM NÃO QUERO ME CASAR.
LÁ SE FOI O SEU GATINHO TODO DESOLADO .

NO  OUTRO DIA, DONA BARATINHA , ARRUMOU A CASA  SE ARRUMOU COLOCOU A FITA NO CABELO E CANTOU:

QUEM  QUER CASAR , COM DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?
EU QUERO FALOU SEU PERIQUITO.
ENTÃO DIGA LÁ O QUE O SENHOR, FAZ E QUAL É SUA VOZ?
_EU BEM ADORO PIRIQUITAR , O DIA TODO  PULO NO MEU POLEIRO E FAÇO  PIPIPIPIPI !
_AI MEU CARO PERIQUITO QUE INQUIETO VOCÊ  É  E A SUA VOZ ME IRRITA COM VOCÊ NÃO CASO NÃO.
_ LÁ SE FOI MAIS CANDIDATO  PELO CAMINHO  QUE LEVOU UM FORA.
NO  OUTRO DIA  DONA BARATINHA  DE NOVO ARRUMOU A CASA  FICOU TODA BONITA COM O LAÇO DE FITA NO CABELO E FOI PARA JANELA E CANTOU :
_ QUEM QUER CASAR COM DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA.
MAIS DESSA VEZ ELA ESTAVA DESANIMADA, FOI QUANDO APARECEU POR LÁ  VINDO DE LONGE O SEU RATINHO
TODO ESTILOSO  DE CARTOLA :
EU QUERO ME CASAR COM A SENHORA DONA BARATINHA.
_ ENTÃO DIGA LÁ O QUE O SENHOR FAZ E A SUA VOZ .
_ EU PASSO O DIA A ROER E MINHA VOZ E BEM PEQUENININHA  QUI QUI QUI!
_ AI QUE PAIXÃO!
 O CORAÇÃO DE DONA BARATINHA BATEU FORTE ENTÃO RESOLVEU  QUE COM ELE ELA SE CASAVA.
TODOS OS PREPARATIVOS FORAM FEITOS DOCE BOLO , A NOIVA UM LINDO VESTIDO COMPROU .
O  NOIVO , MANDOU FAZER  PARA FESTA O SEU PRATO FAVORITO UMA FEIJOADA .
O COZINHEIRO  O SEU MACACO CAPRICHOU NO TEMPERO E O CHEIRO FOI PARAR LÁ NO NARIZ DO SEU RATINHO QUE ERA MUITO GULOSO .
_AI MEU DEUS QUE CHEIRO!  QUE DELÍCIA! EU QUERO , E FOI NA COZINHA QUANDO O SEU MACACO SAIU SUBIU PELA COLHER DE PAU E FOI PARAR NA BOCA DO CALDEIRÃO .
AI! AI O RATINHO SE DESEQUILIBROU E CAIU  NO CADEIRÃO , AI SE QUEIMOU TODINHO POR  SORTE NÃO MORREU MAS FOI AQUELA CONFUSÃO AGUDAM  O SEU RATINHO.
A  NOIVA NO ALTAR ESPERAVA QUANTO TEVE A NOTICIA FICOU DESOLADA AI QUE TRISTEZA NÃO QUERO MAIS ME CASAR .
ASSIM POR MUITO TEMPO DONA BARATINHA FICOU SOLTEIRA , MAIS UM DIA APARECEU POR LÁ O SEU BARATÃO
E A DONA BARATINHA TEVE CERTEZA QUE COM ELE ELA CASAVA BEM , TANTO CASOU QUE VIVE FELIZ  CHEIA DE FILHINHOS .
ENTROU POR UM BURACO ESTA HISTÓRIA , QUEM  SOUBER QUE CONTE OUTRA  OLHA A BARATA!


ILUSTRAÇÃO ALUNOS DA ESCOLA ZECA DE FARIA.
TEXTO: ADAPTADO : TIA MARA  

O Besourinho

Era Uma Vez ! Um besourinho saiu para passear pelo jardim todo florido !🌸🌷🌹🍄🌺🌻🌼 Estava muito feliz  quantas flores coloridas, ficou p...